terça-feira, 29 de novembro de 2011

AdMob com Android

Olá,

Neste tutorial vou mostrar oque é preciso fazer para poder utilizar os serviços do AdMob, este que é um serviço que com certeza pode lhe trazer retornos financeiros.

A princípio você precisa seguir três passos, que são:
  • Criar uma conta no AdMob
  • Baixar o SDK do Admob
  • Configurar seus projetos para exibir os banners de propaganda

Abaixo segue um guia completo para auxiliar sua tarefa.


    AdMob
    Visão Global
    Google AdMob Ads são banners que usão uma pequena porção da tela para motivar os usuários a "clicar em anúncios"  e levá-los para uma experiência em tela cheia, como um site ou página da loja app.

    Para exibir banners em seu aplicativo Android, simplesmente incorpore o SDK para o projeto Eclipse e adicione um com.google.ads.AdView à sua interface do usuário.

    Requisitos
    O Google AdMob Anúncios SDK para Android requer Android 1.5 ou posterior. Certifique-se que a cópia mais recente do Android SDK e que está compilando contra pelo menos Android v3.2 (set target em default.properties para android-13).


    Registrando-se no AdMob
    O primeiro passo é criar uma conta neste link http://www.admob.com/s/home/register/ conforme figura 1
    Figura 1

    Adicionando site/aplicativo
    Depois que você criou a conta no AdMob o próximo passo agora é adicionar o seu aplicativo Android lá para isso efetue o login no site do AdMob e clique na aba Sites e aplicativos e em seguida Adicionar site/aplicativo conforme figura 2
    Figura 2

    Clique na opção Aplicativo para Android, conforme figura 3
    Figura 3

    Em seguida informe os seguintes campos:
    • Nome do aplicativo
    • URL do pacote Android (endereço de seu aplicativo no Market Android)
    • Categoria
    • Descrição do aplicativo
    • Senha



    Como resultado você recebrá uma nova tela solicitando para você efetuar o download do SDK do AdMob para Android, conforme figura abaixo.

    Incorporando o SDK
    Incorporando Anúncios Google AdMob em seu app é um processo de três passos:


    1.Adicione SDK JAR em seu projeto Eclipse.
    2.Declare com.google.ads.AdActivity em AndroidManifest.xml.
    3.Habilite as permissões de rede no manifesto.

    Obter ID do editor
    Para relacionar o seu aplicativo com sua conta do AdMob você precisa obter o ID do editor, para isso, vá no menu Sites e Aplicativos e depois clique em Gerenciar configurações, conforme figura abaixo:















    Depois é só anotar o seu código ID e inserir em seu aplicativo, conforme figura abaixo.

    Adicionando o SDK JAR
    O SDK descompactado consiste de um JAR, uma pasta javadoc e um README.

    1.    Clique com o botão direito sobre seu projeto no Eclipse e escolha Proprerties




    2. Escolha  Java Build Path and the Libraries tab. Então clique em Add External JARs... para adicionar o Google AdMob Ads JAR.

    com.google.ads.AdActivity
    O AdMob Ads SDK queer que o com.google.ads.AdActivity seja declarado em seu AndroidManifest.xml:

     
         
             
                 
                     
                     
                     
             
             
            
         
    
    


    Permissões
    Fazer pedidos ad exige a rede INTERNET permissões e ACCESS_NETWORK_STATE, assim que estes também devem ser declarados no manifesto:


     
         
             
                 
                     
                     
                     
             
             
            
         
        
        
    
    

    Agora você deve ser capaz de reconstruir seu projeto sem erros.

    Adicionando um com.google.ads.AdView
    Aplicativos Android são compostas de objetos View, instâncias Java que o usuário vê como áreas de texto, botões e outros controles. AdView é simplesmente outra subclasse Ver a exibição de anúncios HTML5 de pequeno porte que respondem ao toque do usuário.

    Como qualquer View, um AdView podem ser criadas puramente no código ou em grande parte em XML.

    As cinco linhas de código que é preciso para adicionar um banner:

    • Importe Com.google.ads.*
    • Declarar uma instância AdView
    • Criar-la, especificando uma unidade de ID- “o seu ID de editor da AdMob”
    • Adicione a view para a interface do usuário
    • Coloque-o com um anúncio

    O melhor lugar para fazer tudo isto está em atividade de seu aplicativo.



    import com.google.ads.*; 
    
    public class BannerExample extends Activity { 
      private AdView adView; 
    
      @Override 
    
      public void onCreate(Bundle savedInstanceState) { 
        super.onCreate(savedInstanceState); 
        setContentView(R.layout.main); 
    
        // Create the adView 
        adView = new AdView(this, AdSize.BANNER, MY_AD_UNIT_ID); 
     
        // Lookup your LinearLayout assuming it’s been given 
        // the attribute android:id="@+id/mainLayout" 
        LinearLayout layout = (LinearLayout)findViewById(R.id.mainLayout); 
     
        // Add the adView to it 
        layout.addView(adView); 
     
        // Initiate a generic request to load it with an ad 
        adView.loadAd(new AdRequest()); 
      } 
     
      @Override 
      public void onDestroy() { 
        adView.destroy(); 
        super.onDestroy(); 
      } 
    }
    
    


    O Resultado
    Quando você agora executar o aplicativo que você deve ver um banner no topo da tela:






    domingo, 20 de novembro de 2011

    Ganhar dinheiro com Android - Parte 2

    Olá,

    Em agosto de 2011 escrevi sobre minha primeira experiência sobre como rentabilizar um aplicativo (segue link http://escoladeandroid.blogspot.com/2011/08/ganhar-dinheiro-com-android.html),pois bem, alguns meses depois e as coisas ainda continuam difíceis sob a ótica financeira, mas mesmo assim ainda continuo entusiasmado com Android, abaixo vou mostrar alguns números sobre meu aplicativo Circus Puzzle :

    Quantidade de downloads: 2147
    Aplicações ativas: 586

    Abaixo segue imagem com os dados acima:
    Abaixo seguem algumas estatísticas interessantes também, por exemplo, saber a quantidade de aplicativos ativos por país, e é bem legal saber que existem pessoas nos Estados Unidos e Taiwan que utilizam seu aplicativo:

    br.com.escoladeandroid
    1Estados Unidos15,9% (93)
    2Taiwan12,5% (73)
    3Brasil8,4% (49)
    4México6,1% (36)
    5Arábia Saudita4,4% (26)
    6Hong Kong3,4% (20)
    7Chile2,9% (17)
    8Tailândia2,9% (17)
    9Japão2,7% (16)
    10Israel2,2% (13)



    Sobre a questão de retorno financeiro já paguei propaganda duas vezes de $100,00 cada para a AdMob para divulgar meu aplicativo, mas mesmo assim o retorno é muito pequeno tenho apenas $23,27 acumulados para receber, para vocês terem uma idéia, meu aplicativo gera mais ou menos $0,21 por dia, é muito pouco.

    Por enquanto é isso, quando eu tiver mais novidades ou dicas eu posto aqui novamente

    Até mais...

    Parte 1 : http://escoladeandroid.blogspot.com/2011/08/ganhar-dinheiro-com-android.html
    Parte 3 : http://escoladeandroid.blogspot.com/2012/02/ganhar-dinheiro-com-android-parte-3.html


    Desenvolvi o jogo Circus Puzzle Free ele é um quebra-cabeça e está publicado no Android Market, agradeço a todos que baixarem, jogarem e comentarem.

    Desenv com qualidade!

    Instalação Java/Eclipse/Android/AVD Parte 3 / 3

    Olá,

    Estamos chegando ao final de nossa série sobre como preparar um ambiente de desenvolvimento para Android, nesse post iremos configurar o AVD - Android Virtual Device, então vamos lá.

    Criando AVD

    Outro ponto muito importante para o desenvolvimento é criar o AVD  (Android Virtual Device) que nada mais é do que um emulador de dispostivos, pois sem ele você não consegue debugar/testar suas aplicações, como nosso primeiro projeto foi feito utilizando o Android 2.2 vamos criar um Emulador compatível com isso, para isso vamos clicar no menu Window/AVD Manager, conforme figura abaixo.


    Surgirá uma tela com todos os emuladores que você criou que nesse caso deverá aparecer em branco, e agora vamos criar nosso primeiro Emulador clicando no botão New, conforme figura abaixo.




    No exemplo em questão informei apenas os campos necessários, como nome "AVD_2_2" na combo Target selecionei o Android 2.2 e também informei 50MB para simular um cartão SD, se você quiser também pode mudar a resolução do emulador bastando mudar o valor da combo "Built-in" com isso podemos clicar no botão "Create AVD" conforme figura abaixo.


    Como resultado a sua tela de gerenciador de AVD deverá aparecer a virtual que você acabou de criar, você pode criar quantas AVD's achar necessário pode ser, por exemplo, uma AVD para cada versão de Android abaixo segue o resultado de nossa criação.



    Agora para executar o nosso primeiro projeto você deverá relacionar o projeto a um AVD para isso clique no menu Run / Run Configurations... conforme figura abaixo.


    Em seguida clique na aba Target, selecione a AVD que você acabou de criar clique no botão Apply e em seguida no botão Run, conforme figura abaixo.






    Como resultado o sistema deverá carregar o Emulador (esse processo demora um pouco mesmo) e em seguida apresentar o seu projeto Hello, conforme figura abaixo.


    Uma vez carregado o emulador, não fique fechando-o pois demora para carregar, quando quiser alterar alguma coisa em seu projeto basta clicar no Eclipse, alterar o seu fonte e mandar executar/compilar novamente seu projeto novamente que ele automaticamente irá sobrepor o executável no emulador e assim é que você fará seu testes, e isso ajudará muito no desenvolvimento, mas nada melhor do que de vez em quando você instalar seu projeto em um aparelho de verdade, seja um smartphone ou tablet.

    Por enquanto é isso, criamos todo nosso ambiente necessário para poder começar a desenvolver, passando pela instalação do JDK do Java, Eclipse, SDK do Android, atualização de plugins, criação de um primeiro projeto, criação de um AVD/Emulador e execução de nosso primeiro projeto.

    Obrigado e espero que tenham gostado.

    Abaixo seguem os endereços das outras partes:







    Instalação Java/Eclipse/Android/AVD Parte 2 / 3

    Olá,


    Estamos chegando na parte 2 de nossa série e vamos dar continuidade na montagem de um ambiente de desenvolvimento Android, a missão desse post será instalar o SDK do Android e criar nosso primeiro projeto, então vamos lá.

    Instalando o Android SDK

    Comece acessando o seguinte link http://developer.android.com/sdk/index.html que nesta página contém tudo sobre desenvolvimento Android, com exemplo, guia de referência e tudo mais.
    No nosso caso vamos baixar o instalador que a própria Google recomenda nesse caso o installer_r15-windows.exe conforme figura abaixo.

    A instalação do SDK para Android também é bem simples e rápida, apenas em todos os Next e quando chegar no botão Finish, desmarque a opção "Star SDK Manager..." pois depois cuidaremos disso, conforme figura abaixo.


    Abaixo segue uma lista de pré-requisitos para instalar o Android SDK.
    As seções abaixo descrevem os requisitos de sistema e software para desenvolvimento de aplicativos Android usando o SDK do Android.

    Sistemas operacionais com suporte

    Windows XP (32 bits), Vista (32 - ou 64-bit) ou Windows 7 (32 - ou 64-bit)
    Mac OS X 10.5.8 ou posterior (apenas x86)
    Linux (testado no Ubuntu Linux, Lucid Lynx)
    GNU C Library (glibc) 2.7 ou posterior é necessária.
    No Ubuntu Linux, versão 8.04 ou posterior é necessário.
    Distribuições de 64 bits deve ser capaz de rodar aplicativos de 32 bits. Para obter informações sobre como adicionar suporte para aplicativos de 32 bits, consulte o Ubuntu Linux notas de instalação.
    Ambientes de Desenvolvimento

    Eclipse IDE

    Eclipse 3.5 (Galileo) ou superior
    Nota: Eclipse 3.4 (Ganymede) não é mais suportado com a última versão do ADT.
    Eclipse JDT Plugin (incluído na maioria dos pacotes Eclipse IDE)
    Se você precisa instalar ou atualizar o Eclipse, você pode baixá-lo http://www.eclipse.org/downloads/.
    Vários tipos de pacotes de Eclipse estão disponíveis para cada plataforma. Para desenvolvimento de aplicativos Android, recomendamos que você instale um desses pacotes:
    Eclipse IDE for Java Developers
    Eclipse Classic (versões 3.5.1 e superiores)
    Eclipse IDE for Java EE Developers
    JDK 5 ou JDK 6 (JRE não é suficiente)
    Android Development Tools plugin (recomendado)
    Não é compatível com Gnu Compiler for Java (gcj)
    Outros ambientes de desenvolvimento ou IDEs

    JDK 5 ou JDK 6 (JRE não é suficiente)
    Apache Ant 1.8 ou posterior
    Não é compatível com Gnu Compiler for Java (gcj)
    Nota: Se JDK já estiver instalado no seu computador de desenvolvimento, por favor, tire um momento para se certificar de que cumpre os requisitos de versão listados acima. Em particular, note que algumas distribuições Linux podem incluir JDK 1.4 ou Gnu Compiler for Java, sendo que ambos não são suportados para o desenvolvimento do Android.

    Requisitos de hardware

    O SDK do Android requer armazenamento em disco para todos os componentes que você escolher para instalar. A tabela abaixo fornece uma idéia aproximada dos requisitos de espaço em disco que esperar, com base nos componentes que você planeja usar.

    Tipo de componente aproximado Comments tamanho
    SDK Tools 35 MB Obrigatório.
    Platform SDK ferramentas de 6 MB Obrigatório.
    Plataforma Android (cada) 150 MB menos uma plataforma é necessária.
    SDK Add-on (cada) 100 MB opcional.
    USB Driver para Windows 10 MB opcional. Apenas para Windows.
    Amostras opcional (por plataforma) 10M.
    Documentação off-line 250 MB opcional.
    Observe que os requisitos de espaço em disco acima são, para além dos do IDE Eclipse, JDK, ou ferramentas de outro pré-requisito que você pode precisar instalar no computador de desenvolvimento.

    Mesmo depois de tantos downloads e instalações ainda não conseguimos fazer nada em Android, para isso precisamos agora instalar um plugin para "casar" o Eclipse com o Android.
    Precisamos abrir o Eclipse e clicar no menu Help / Install New Software,  em seguida iremos clicar no botão Add conforme figuras abaixo.



    Surgirá uma nova tela solicitando o repositório a ser adicionado, na caixa Name digite: "ADT Plugin" e na caixa Location digite: "https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/" e clique no botão "Ok" conforme figura abaixo.


    Em seguida o sistema irá fazer uma busca dos componentes que deverão ser baixados, logo deverá aparecer para atualizar o "Developer Tools" nesse momento selecione todos e clique em Next conforme figura abaixo.



    Depois o sistema apresentará uma nova tela com as atualizações que ele irá realizar, nesse momento clique em Next, conforme figura abaixo.


    Na próxima tela solicitará para você aceitar o contrato, nesse momento clique na opção "I accept..." e clique em Finish conforme figura abaixo.


    Agora é espera um pouco enquanto o sistema efetua o download de tudo conforme fig14.
    Quando for finalizado o downloads do plugin o sistema pedirá para você efetuar um Restart no Eclipse, conforme figura abaixo.



    Quando o Eclipse for reiniciado ele solicitará a instalação de um novo SDK ou a utilização de um existente, nesse caso vamos clicar em Cancel conforme figura abaixo.




    Em seguida clique no menu Window / Android SDK Manager, depois disso selecione todas as opções e efetue a instalação clicando em "Install..." conforme figuras baixo.







    Esse será um processo demorado não tenha pressa ele vai levar algo em torno de 2 horas para baixar tudo, mas assim será melhor pois você poderá com isso desenvolver aplicativos para todas as versões do Android desde a versão 1.5 até a versão 4.0 que atualmente é a mais nova. No final desse processo surgirá uma nova tela solicitando para reiniciar o Eclipse novamente conforme figura abaixo.


    Para conferir se a instalação ficou correta, você pode conferir clicando no menu Windows / Preferences que deverá surgir uma tela semelhante a da figura abaixo, caso a caixa de texto "SDK Location" esteja vazia informe o local onde você instalou o SDK do Android e clique no botão "Apply".




    Com isso nós estamos terminando a instalação do nosso ambiente para desenvolvimento em Android.

    Primeiro Projeto

    Vamos criar nosso primeiro projeto, para isso clique no seguinte menu File / New / Other, em seguida clique na pasta Android e depois em Android Project conforme figura abaixo.





    Surgirá uma nova tela onde você deverá informar o nome para seu projeto no nosso caso aqui vamos utilizar "Hello", deixe todas as outras opções como default e clique em Next, conforme abaixo.


    Se você tiver pedido para o Eclipse atualizar todos os packages do Android ele deverá apresentar uma tela semelhante a figura abaixo, no nosso exemplo vou selecionar  o Target "Android 2.2" pois essa é até o momento a versão mais utilizada de Android em aparelhos smartphones, depois de selecionar a versão desejada clique em Next.


    Nessa última tela para criação de projeto você deverá informar o "Package Name" como sugestão informei "br.empresa.escoladeandroid", mas você pode informar o nome desejar, em seguida clique no botão Finish, conforme figura abaixo.


    Nesse ponto conseguimos criar nosso primeiro projeto em Android para executá-lo ainda será necessário criar um AVD, mas isso será visto em nosso próximo post.


    Abaixo seguem os endereços das outras partes:

    Instalação Java/Eclipse/Android/AVD Parte 1 / 3

    Olá,

    Nesta série irei mostrar como preparar um ambiente desenvolvimento de Android em Windows de forma bem ilustrada para que ninguém perca nenhum passo desse processo.

    Eu separei está série em 3 partes e elas ficaram divididas da seguinte forma:

    Parte 1: Instalação do JDK do Java e instalação do Eclipse
    Parte 2: Instalação do SDK do Android e do plugin ADT e criação do primeiro projeto
    Parte 3: Configuração do AVD

    Alguns detalhes importantes que devem ser lembrados ou seguidos, caso você já tenha instalado em sua máquina algum dos itens acima, eu sugiro que você remova execute uma limpeza de registros e instale versões mais novas, pois pode ocorrer problemas no seu ambiente caso, por exemplo, você tenha instalado uma versão antiga do JDK em conjunto com o SDK do Android mais novo.
    Instalando o Java
    O primeiro passo é baixar o SDK do Java, aqui segue o endereço para download http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html  selecione o JDK do Java conforme figura abaixo.


    No nosso caso estarei baixando o arquivo jdk-6u29-windows-i586.exe pois esta é a última versão até o momento, abaixo segue a imagem de qual instalador irei baixar conforme figura abaixo.


    Assim que você baixar esse instalador. e instalar em uma máquina virtual Windows XP 32bits.
    A instalação do SDK do Java é muito fácil e tranqüila, simplesmente clique em Next em todas as opções, abaixo seguem a seqüência das telas do instalador.



    Instalando o Eclipse

    Agora o próximo passo a ser executado é a instalação de uma IDE para Java no nosso caso iremos utilizar o Eclipse, aqui segue o link da seção de downloads http://www.eclipse.org/downloads/ , como sugestão vou utilizar a versão Clássica do Eclipse nesse caso a versão Eclipse Classic 3.7.1 conforme figura abaixo.





    Nesse caso novamente selecione o instalador de acordo com seu sistema operacional, neste exemplo selecionei a versão Windows 32bits, caindo na próxima tela conforme figura abaixo selecione o provedor desejado e pronto é só efetuar o download.


    Para quem nunca instalou o Eclipse, ele na verdade não precisa ser instalado e sim apenas descompactado e para isso sugiro descompactar na raiz de sua máquina, se você estiver seguindo o nosso exemplo o arquivo baixado será "eclipse-SDK-3.7.1-win32.zip".
    Para facilitar sua vida crie um atalho na sua área de trabalho do seguinte arquivo "C:\eclipse\eclipse.exe" desde que você tenha seguido a dica de descompactar na raiz o Eclipse
    A primeira vez que você executar o Eclipse ele pedirá para você definir o diretório de WorkSpace, nesse caso fica a seu critério definir o diretório, com o tempo você poderá ter vários WorkSpaces conforme figura abaixo.


    Por enquanto vamos terminar por aqui, logo estarei postando as outras duas partes desse tutorial, e espero que ele seja útil para vocês.


    Abaixo seguem os endereços das outras partes: